Identidade digital 2.0

Marketing Digital

Identidad Digital 2.0Cada vez que falo com alguém de um departamento de marca, me envolvo na mesma discussão: que importância tem hoje o pantone de um logo corporativo quando você está tratando mal seus clientes, gritando em vez de falar com eles, menosprezando em vez de escutar?
Os anos da primeira internet foram do design gráfico. Depois os anos do conteúdo: textos cuidados, impactantes fotografias de garotos loiros com gravata e sorriso apertando a mão. Depois chegou o video. Tudo impoluto, imarcescível.

Mas a auge da web participativa, social, comunicadora, humana chegou para quebrar o brinquedo. Agora as webs corporativas olham com inveja o tréfego crescente das mídias sociais e sonham com o SMO.

Com a famosa anedota “e você? por que não fala nada?” e a garota(o) linda(o) com voz estridente e pronúncia ruim diz: “pra que? pra estragaá tudo?”. Uma coisa similar acontece ainda com muitas marcas. Vestem Hermès, mas não abrem a boca. Vestem suas melhores roupas, e se por acaso tem alguma coisa para falar, ficam arrogantes, antipáticas, pouco acessíveis, como nos escritórios de advocacia. E o impacto dessa absoluta falta de tato na interacción, não poderá ser apagado facilmente com um bonito logotipo, colocado com fundo preto, mostrado em negativo e nunca próximo à margem de 8 milímetros para que a área de proteção da marca o deixe respirar à vontade, coitado.
A identidade digital 2.0, se vê marcada pela interação. Vamos trabalhar nela. Os livros de identidade corporativa devem se converter em livros de “netiqueta”. As guias de estilo em guias de conversação, o brandbook das boas maneiras.

A partir de um pedido de Rosa Matías, da Wellcom, para participar nas perspectivas de comunicação corporativa 2011, Juan Luis e eu compartilhamos esta reflexão em formato visual, sobre o crescente impacto da interação na identidade já conhecida por muitas das pessoas que assistiram nossas apresentações ou por alguns de nossas apresentações, ou clientes

Na sexta feira, dia 25 de fevereiro terá lugar um encontro con os autores das perspectivas 2011, na Associação de Imprensa de Madri . Esperamos vocês!

Menú